315 Cursos grátis e Online do SEBRAE

O SEBRAE oferece 315 cursos totalmente gratuitos para qualquer interessado. Por se tratar de uma instituição bem relevante e respeitada, fazer um curso no SEBRAE é uma grande oportunidade, ainda mais quando os mesmos são gratuitos. Então veja aqui tudo sobre os cursos e como se inscrever.

315 Cursos grátis e Online do SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a competitividade e o crescimento sustentável de micro e pequenas empresas. Essas empresas são aquelas que faturam até 4,8 milhões de reais por ano e se enquadram no Simples Nacional.

O Sebrae é uma instituição bastante conceituada, de modo que se capacitar pelo Sebrae é uma grande oportunidade. E com os cursos gratuitos do Sebrae, é possível estudar em uma instituição renomada, com acesso a conteúdos de excelência e ainda obter um certificado. Dessa forma, os cursos gratuitos do Sebrae são realmente uma grande oportunidade, estando entre os melhores cursos gratuitos já divulgados em nosso site.

Há alguns anos, quando o projeto de oferecer cursos gratuitos surgiu, o programa era bem simples e possuía poucos cursos. Porém, após uma grande reformulação, o Sebrae oferece agora 315 cursos gratuitos, número que aumenta cada vez mais com o tempo. Realmente, a plataforma de cursos gratuitos do Sebrae evoluiu bastante e hoje já é uma das melhores do país.

Sebrae possui centenas de cursos gratuitos. Imagem: Sebrae.

Veja também:

7 melhores sites com cursos grátis

Cursos gratuitos do SENAC – Veja quem tem direito

Para quem se destina os cursos gratuitos do Sebrae?

Por se tratar de uma empresa que tem como foco fomentar o empreendedorismo, os cursos gratuitos do Sebrae se destinam principalmente a empreendedores. Dessa forma, os cursos tem como foco pessoas que querem abrir uma empresa ou já possuam uma. Existe inclusive um filtro na plataforma, para o usuário selecionar os cursos para quem já possui uma empresa ou se está querendo abrir uma.

Qualquer interessado pode fazer os cursos, inclusive existem cursos para a área do direito, por exemplo. Mas o foco realmente está no empreendedorismo, respeitando o DNA do Sebrae.

Como funcionam os cursos gratuitos?

Os cursos gratuitos do Sebrae são compostos de vídeo aulas e possuem uma carga horária e um prazo de conclusão. Assim, após se inscrever em um curso, o aluno tem que assistir todas as aulas até o fim do prazo. Esse prazo varia de acordo com a carga horária do curso: quanto maior a carga horária, maior o prazo.

Existem cursos mais simples, com apenas uma hora de carga horária e cursos mais densos e profundos, com até 120 horas.

Os cursos podem ser selecionados por áreas, como Finanças, Leis, Empreendedorismo, Pessoas, Planejamento, Mercado e Vendas, etc. Existem também cursos por WhatsApp, que são podem ser feitos pelo WhatsApp ou Telegram, possuindo além de vídeos, textos e infográficos.

Há ainda algumas seções especiais. Uma dela possui cursos separados para MEI, pessoas que querem abrir um negócio e pessoas que já possuem um negócio. Em outra, são separados cursos para estudantes e professores (para a formação do professor ou para a sala de aula).

Uma seção bastante interessante são as trilhas de aprendizado. Nelas, o aluno faz diferentes cursos relacionados, em uma sequencia definida, para ao fim ter um aprendizado mais completo.

Cursos mais acessados e mais procurados

Duas seções estão separadas para os cursos mais acessados, num top 10 e outra para os mais procurados. Os cursos mais acessados são:

  • Gestão financeira;
  • Gestão de Pessoas;
  • Atendimento ao Cliente;
  • Marketing digital para o Empreendedor;
  • Marketing digital para sua empresa: equipe comercial;
  • Marketing digital para sua empresa: primeiros passos;
  • Aprender a empreender;
  • Boas práticas nos serviços de alimentação;
  • Marketing digital – módulo 1;
  • Liderança: como desenvolver times de alta performance.

Os cursos mais procurados são parecidos, com algumas adições, como “Como vender mais e melhor”, “Iniciando um grande pequeno negócio” e “Planejamento estratégico para empreendedores”.

Jogos e ebooks

O Sebrae disponibiliza ainda jogos para desenvolver a habilidade empreendedora, muito útil para ensinar crianças e jovens e também disponibiliza 28 ebooks para um aprendizado mais prático e rápido.

Como se inscrever

Para se inscrever, primeiramente o aluno deve acessar o link https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline. Após navegar pela plataforma e escolher o curso desejado, o aluno deve clicar em “Inscreva-se”. Caso já tenha uma conta no Sebrae, basta entrar na sua conta e fazer o curso. Caso contrário, é necessário fazer um cadastro. O Sebrae disponibiliza formas de fazer login com Facebook e Google, por exemplo, mas no momento que escrevemos esse texto, essa forma de login está apresentando problemas.

Dessa forma, o melhor a se fazer é clicar em “Cadastre-se” e preencher todos os dados. O Sebrae pede vários dados, como CPF e endereço, mas vale a pena fornecer esses dados devido à alta qualidade dos cursos oferecidos. Após realizar o cadastro, basta iniciar o curso.

Como obter o certificado

Para obter o certificado, o aluno deve, primeiramente, concluir o curso dentro do prazo estipulado. Após concluir o curso, basta entrar no portal utilizando seus dados cadastrados e emitir o seu certificado digital 100% gratuito.

O Sebrae não realiza provas ou avaliações, basta concluir as aulas no prazo que o certificado será liberado para você!