7 Melhores Sites com Cursos Grátis e Online para Você

Procurando por sites com cursos grátis e online? Listamos aqui 7 dos melhores sites com cursos gratuitos para você. Lembrando que alguns desses sites cobram pelos certificados, mas os cursos em si são gratuitos.

7 Melhores sites com cursos gratuitos e online

Existem centenas de sites na internet oferecendo cursos gratuitos. Muitos deles possuem cursos de boa qualidade, enquanto outros possuem cursos ruins, que só resultarão em perda de tempo. Pensando nisso, separamos 7 dos melhores sites que possuem cursos gratuitos e online para que você possa aprender com conteúdos de qualidade.

Todos esses sites já possuem artigos completos em nosso blog, de modo que você pode ver nossos artigos nos links que disponibilizaremos. Então vamos aos sites:

1- Prime Cursos

Com 326 cursos, a Prime Cursos é uma das melhores plataformas para se aprender online e de graça. Os cursos são de boa qualidade, muito bem avaliados pelos alunos. Assim como várias outras plataformas, a Prime Cursos oferece um certificado que é pago, porém ele é opcional. Assim, o curso em sim é completamente gratuito. São oferecidos cursos em 21 áreas de conhecimento e existem cursos bastante populares, como Inglês, Informática, Maquiagem e Corte e Costura.

Você pode ver nosso artigo completo sobre todos os cursos e como se inscrever gratuitamente clicando aqui.

2- Gov.br

O governo federal oferece centenas de cursos gratuitos através da plataforma Gov.br. Os cursos oferecidos são resultados de parcerias do governo com empresas públicas e privadas. No total, a parceria é feita com 29 instituições, incluindo grandes empresas como Google, Microsoft, FGV, SENAI e também instituições federais de ensino. É possível fazer cursos que são pagos de forma gratuita, como a parceria com a English Live, que oferece um mês grátis para quem se inscreve através da Gov.br.

Nós fizemos um artigo completo, falando sobre todos os cursos e ensinando a se cadastrar na Gov.br. Você pode acessá-lo clicando aqui.

3- WR Educacional

A WR Educacional é outra empresa que oferece cursos gratuitos com certificados opcionais pagos. O diferencial da WR é a quantidade de cursos: mais de 3 mil cursos são oferecidos em diversas áreas do conhecimento. Há cerca de dois anos, era possível encontrar muitas reclamações sobre a WR, principalmente pela insistência da empresa para que as pessoas adquirissem o certificado. Atualmente, esse problema não ocorre com frequência, mas é bom ficar atento: você não é obrigado a adquirir o certificado. Você pode quantos cursos quiser sem pagar nada por isso.

No nosso artigo completo, falamos sobre os cursos disponíveis e ensinamos o passo-a-passo para se cadastrar. Clique aqui para acessá-lo.

4- Escola Virtual do Governo (EV.G)

A Escola Virtual do Governo é um portal que oferece 190 cursos gratuitos em 15 diferentes áreas do conhecimento. Todos os cursos possuem certificados, que são emitidos apenas digitalmente. Em comparação com o Gov.br, a EV.G é mais modesta, com menos cursos, porém existem cursos bastante completos, com mais de 200 horas de carga horária.

Veja o nosso artigo completo, falando sobre os cursos, como se cadastrar e como emitir o certificado nesse link.

5- Sebrae

O Sebrae também possui uma plataforma online com 169 cursos gratuitos. São cursos voltados principalmente para as áreas de empreendedorismo e gestão. Assim, os cursos são indicados para pessoas envolvidas no âmbito empresarial, sendo muito interessantes para microempreendedores, por exemplo. Os cursos também contam com um certificado digital 100% gratuito. O Sebrae é uma entidade bastante respeitada e reconhecida, de modo que aprender com o Sebrae com certeza é algo muito positivo.

Você pode ver todas as informações no site do Sebrae, em https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

6- iPED

O iPED é uma empresa educacional bastante tradicional, que possui mais de 1200 cursos com certificado. Desses, cerca de 400 cursos são completamente gratuitos. Embora a tendência é que os cursos pagos sejam melhores que os gratuitos, os cursos grátis do iPED são de boa qualidade e contam com certificados digitais também gratuitos.

Nosso artigo completo sobre o iPED pode ser visto aqui.

7 – Fundação Bradesco

O Bradesco possui uma Escola Virtual com 94 cursos gratuitos e com certificado. Os cursos são separados por 5 áreas do conhecimento: Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Tecnologia. Dessa forma, se você tem interesse em qualquer uma dessas áreas, vale a pena dar uma olhada nos cursos gratuitos oferecidos pelo Bradesco.

Para saber tudo sobre os cursos da Fundação Bradesco, clique aqui.

Conclusão

Aprender gratuitamente do conforto do nosso lar é sempre uma boa oportunidade. Nesta postagem, nós listamos 7 das melhores plataformas para se aprender online gratuitamente. Algumas oferecem o certificado também gratuito, outras o certificado é pago. Existem ainda cursos sem certificado.

Já falamos sobre isso, mas não custa repetir: mais importante que o certificado é o conhecimento adquirido. Estude buscando sempre melhorar suas habilidades e aprender o máximo possível, pois o que realmente importa é o aprendizado.