Cursos Grátis e Certificação Avançada na Escola Virtual do Governo

A Escola Virtual do Governo (EV.G) é uma plataforma de cursos gerenciada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Oferece centenas de cursos gratuitos e hoje conta também com um programa de certificação avançada. Então aprenda aqui tudo sobre a EV.G e como aproveitar essa oportunidade.

Centenas de Cursos Grátis com Certificado na EV.G

A Escola Virtual do Governo (EV.G) surgiu em 2017, como uma iniciativa para fomentar a capacitação de cidadãos no serviço público. Dessa forma, a maioria dos cursos estão relacionados à administração pública, porém o conhecimento adquirido também pode ser aproveitado no setor privado.

A EV.G já conta com mais de 4 milhões de inscrições em seus cursos, que são separados por temáticas. São 16 temáticas diferentes, sendo que as três mais procuradas pelos alunos são:

  • Ética e cidadania;
  • Governo Digital e Transparência;
  • Políticas Públicas Setoriais.

Já os cursos são mais de 300, sendo que os 5 mais procurados são:

  • Introdução à Libras;
  • Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação;
  • Sistema Eletrônico de Informações – SEI! ADMINISTRAR;
  • Introdução à Lei Brasileira de Proteção de Dados Pessoais;
  • Inteligência Emocional.

Existem vários outros cursos bastante procurados, como “Gestão de Finanças Pessoais” e “Fiscalização de Projetos e Obras de Engenharia”. A carga horária dos cursos pode variar bastante: alguns cursos são mais curtos, com 10h de carga horária, enquanto outros podem durar 60h.

Os cursos também possuem um prazo para conclusão, que pode variar de 10 a 100 dias.

Embora os cursos sejam mais voltados para os servidores públicos, qualquer pessoa interessada pode se inscrever nos cursos. Após a conclusão do curso, é possível emitir um certificado, geralmente emitido pelo Enap.

Veja também:

Certificação Avançada

A Certificação Avançada está presente na EV.G desde novembro de 2019, porém não é muito difundida e não tem muita adesão. Por isso, embora os cursos já tenham tido mais de 4 milhões de acessos, pouco mais de 6 mil certificações avançadas já foram emitidas.

A Certificação Avançada é um conjunto de cursos relacionados que são agrupados e recebem um nome específico. Assim, ao concluir todos os cursos de uma Certificação Avançada, o aluno tem direito à um certificado da Certificação Avançada.

Por exemplo, a Certificação Avançada de “Preparação de Gestores Públicos”, possui uma carga horária total de 210h, agrupando 6 cursos diferentes, como “Introdução ao Orçamento Público” e “Planejamento Estratégico para Organizações Públicas”. Nesse caso específico, para concluir a Certificação Avançada, o aluno deve ser aprovado em todos os 6 cursos num prazo de 1 ano.

Emitindo o certificado de Certificação Avançada

Para emitir o certificado, após cumprir todos os requisitos da Certificação Avançada que foi concluída, o aluno deve entrar no sistema, entrar na área do aluno e clicar em “Meus Certificados”. No final da página estará disponível a Certificação Avançada correspondente.

Deve-se conferir os dados com cuidado, pois após a emissão do certificado eles não podem ser alterados. Após conferir os dados, o aluno pode emitir o seu certificado.

Como se cadastrar para realizar os cursos grátis?

Para se cadastrar, deve-se primeiro acessar o portal da EV.G. Você pode fazer isso clicando aqui. Após acessar o site, deve-se clicar em “Cadastre-se”. Na tela de cadastro, informe um e-mail válido, pois será enviado um e-mail de confirmação para você. Clique no link recebido por e-mail e conclua o seu cadastro preenchendo as informações solicitadas.

Após realizar o seu cadastro e estar devidamente logado na plataforma, escolha um curso no catálogo de cursos. Após ler todas as informações sobre o curso desejado, clique em “Inscreva-se” e comece a fazer o curso.

Se desejar obter uma Certificação Avançada, veja todas disponíveis clicando aqui.

Caso tenha alguma dúvida, acesse a seção de Perguntas Frequentes.

Lembrando que todos os cursos possuem certificados, porém os mesmos são cursos de educação continuada, que não são sujeitos ao reconhecimento pelo MEC. Para poder emitir os certificados, os alunos devem ser aprovados nos cursos dentro dos prazos de cada curso.