Cursos grátis e online do Google com certificado

O Google possui diversos cursos gratuitos com certificado, voltados para aqueles que querem aprender sobre algumas ferramentas do Google. Esses cursos são bem reconhecidos no mercado e ser um profissional certificado pelo Google é visto com bons olhos. Então saiba tudo sobre os cursos gratuitos do Google e aprenda a participar.

Cursos Grátis e Online do Google com Certificado

O Google possui uma iniciativa com vários cursos gratuitos de algumas ferramentas bastante relevantes no mercado digital. Profissionais que trabalham nesse ramo costumam ser bem valorizados e incrementar o currículo com um certificado do Google é uma boa estratégia.

Por exemplo, existe uma profissão em ascensão no mercado e que possui ótimos salários: a profissão de gestor de tráfego. A função de um gestor de tráfego é oferecer um serviço em que ele vai utilizar as ferramentas de publicidade online para levar um público qualificado para um cliente. Imagine que uma pet shop contrate um gestor de tráfego para aumentar as suas vendas. A função desse gestor é captar clientes através de publicidade online, utilizando o Google Ads, por exemplo. Para um gestor de tráfego, ter uma certificação em Google Ads é bastante relevante, pois é uma das principais ferramentas de publicidade online que existe.

Os cursos são, em sua maioria, compostos de textos, com várias imagens, gráficos e perguntas sobre o conteúdo. Essas perguntas servem de treinamento para a prova de certificação. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre todos os cursos oferecidos pelo Google.

Google Ads

O curso de Google Ads é voltado para todos que querem aprender a trabalhar com as ferramentas de publicidade do Google, seja para divulgar os próprios produtos ou serviços, seja para prestar serviços nessa área.

O curso de Google Ads é bastante completo, contando com os seguintes cursos:

  • curso de experiência, sendo um curso mais introdutório;
  • Rede de pesquisa em Google Ads;
  • Rede de Display do Google Ads;
  • Campanhas em Vídeo no Google Ads;
  • Anúncios no Shopping;
  • Análise do Google Ads;
  • Campanhas para apps do Google Ads.

Analytics Academy

Esse é um curso voltado para análise de métricas utilizando o Google Analytics. O Google Analytics é a ferramenta mais utilizada para coleta e análise de dados de usuários. Essa ferramenta é muito importante para quem possui um site, por exemplo.

O curso de Analytics é de nível intermediário e tem duração de 3,5h.

YouTube

O curso de YouTube é um curso de nível avançado, para parceiros gerenciados empresariais, de música, mídia e Content ID. É composto de três cursos:

  • Certificação do YouTube Music;
  • Geração de Receita com Recursos;
  • Propriedade de conteúdo.

Esse é um curso mais técnico e avançado. Existem outros cursos do Google para quem quer ter um canal no YouTube. Esses cursos estão disponíveis na Escola de Criadores de Conteúdo.

Waze Academy

O Waze Academy é um curso para quem quer aprender a criar campanhas de publicidade no Waze. É interessante para quem possui negócios físicos, como restaurantes, por exemplo. Utilizando o Waze Ads é possível aumentar o número de clientes e impulsionar as vendas.

Google Ad Manager

O curso de Google Ad Manager é indicado para aqueles que desejam gerar receita através de publicidade do Google. É indicado para todos que possuem um site com uma boa quantidade de visitantes, para melhorar a receita gerada pelo site.

Authorized Buyers

O Authorized Buyers é um curso voltado para aqueles que querem anunciar no Google em um nível acima do Google Ads. O curso de Authorized Buyers é um curso de nível mais avançado e deve ser feito por aqueles que já tem experiência com publicidade online.

Google AdMob

Esse é um curso voltado para aqueles que possuem aplicativos mobile e desejam gerar receita com publicidade. Assim, é possível adicionar anúncios nos aplicativos e ganhar dinheiro. O curso oferecido é de nível iniciante e possui 2,5h de duração. Bastante recomendado para todos aqueles que possuem aplicativos mobile.

Google for Education

Esse é um curso voltado para professores e educadores. O Google possui várias ferramentas para auxiliar os professores e nesse curso é ensinado como tirar o melhor proveito dessas ferramentas.

Em tempos de pandemia, em que o ensino à distância ganhou muita força, esse curso é bastante relevante.

Como fazer os cursos

Para fazer os cursos, basta acessar o Google Skillshop clicando aqui e entrar com a sua conta do Google. Caso não possua um conta do Google, basta criar uma. É bastante simples.

Depois, basta selecionar o curso que deseja fazer e iniciar as aulas. É tudo muito simples e intuitivo, sendo bastante fácil de utilizar e aprender.

Como conseguir a certificação

Para conseguir os certificados deve-se, primeiramente, ser aprovado na prova de certificação. As provas de certificação costumam possuir cerca de 50 questões e 75 minutos para resolvê-las. Para ser aprovado, é necessário acertar no mínimo 80% das questões. Caso não seja aprovado, você pode tentar novamente depois de 24 horas.

As provas costumam ser de nível elevado e é recomendado estudar com atenção os conteúdos dos cursos antes de fazer a avaliação. Além disso, para fazer a avaliação, você deve concordar com os termos do Google de que você não irá ter qualquer ajuda externa durante a realização da prova. Assim, para fazer a prova você deve utilizar somente os seus conhecimentos, sem realizar pesquisas na internet durante a prova ou consultar terceiros. Além disso, existe um aviso sobre quem burlar as regras do programa do Google:

Você concorda:

– que violar o contrato pode resultar na invalidação da certificação, suspensão da Academy ou no envolvimento da equipe jurídica do Google.

Dessa forma, não trapaceie para conseguir o certificado. O certificado do Google é reconhecido justamente pela qualidade dos profissionais certificados, assim, adquira o conhecimento necessário primeiro e depois tente a certificação. Se você não for aprovado de primeira, tente novamente depois de 24 horas ou estude mais. O certificado serve para atestar suas capacidades, então mais importante que o certificado é o conhecimento adquirido nos cursos.