PROUNI: bolsas de estudo integrais ou de 50%

O Governo federal oferece bolsas de até 100% para aqueles que desejam cursar o ensino superior através do PROUNI e também oferece bolsas parciais de 50% para quem não atende os requisitos da bolsa integral. Veja aqui tudo sobre o programa, se você tem direito e como se inscrever.

Advertisement
PUBLICIDADE

PROUNI: bolsas de estudo de até 100%

Nós já falamos aqui sobre várias plataformas privadas que oferecem bolsas de estudo, como a Neora e o Quero Bolsa. Hoje nós vamos falar de um programa de bolsas de estudo estatal, do governo federal, chamando PROUNI.

O Programa Universidade Para Todos (PROUNI) foi criado em 2004 pelo Governo Federal, através da Lei Federal nº 11.096/2005 e tem como objetivo facilitar o ingresso dos diversos estudantes pelo país nas Universidades Particulares,

Advertisement
PUBLICIDADE

O Programa é financiado por recursos federais para os estudantes comprovadamente carentes, facilitando o ingresso no ensino superior. Para tanto, é necessário que o estudante preencha alguns critérios de renda familiar, bem como seja aprovado no vestibular do curso que pretende estudar e que comprove a realização de ensino médio nas hipóteses do programa.

Além disso, é necessário que o PROUNI esteja disponível na universidade escolhida, facilitando o ingresso e a utilização do programa. O PROUNI, além disso, possui chamadas duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre, ajudando  no ingresso de uma instituição de ensino em mais de um momento.

Portanto, se você deseja realizar um curso superior e não possui maneiras de pagar, o PROUNI pode ser a solução para o seu problema.

PROUNI possui bolsas integrais e de 50%.

Quem tem direito a uma bolsa do PROUNI?

Para ter direito ao PROUNI, apesar de ser um programa federal, não basta a comprovação de baixa renda e de ter realizado o ENEM ou o vestibular nos anos anteriores. É necessário também:

  • Ter cursado o Ensino Médio em escola pública;
  • Ter cursado o Ensino Médio em escola particular, com bolsa;
  • Ter cursado o Ensino Médio em escola do Governo Federal;
  • Ter cursado o Ensino Médio em Escola técnica.

Para outras opções, gentileza consultar o site https://acessounico.mec.gov.br/prouni. Além disso, também tem direito pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, para cursos de licenciatura e pedagogia.

Como conseguir uma bolsa de 100%

Para conseguir ter direito a bolsa de 100% do PROUNI, é necessário ter feito nos últimos dois anos pelo menos uma das provas do ENEM e ter alcançado uma média mínima de 450 pontos. Além disso, quanto maior sua nota, melhor você será classificado, não podendo zerar a prova de redação. Além disso, o candidato não pode ter realizado a prova na condição de treineiro.

O estudante deverá comprovar, ainda, que toda a renda familiar, a qual somada e dividida pelo número de pessoas da família, não ultrapasse 1,5 salários mínimos.

No período de inscrição, o aluno deverá acessar o portal https://acessounico.mec.gov.br/prouni para pleitear uma das vagas. Caso seja contemplado, toda a documentação de comprovação de renda deverá ser apresentada perante a instituição de ensino.

Como conseguir uma bolsa de 50%

Para ter direito bolsa de 50% do PROUNI, o estudante deverá, igualmente, ter participado de uma das duas últimas edições do ENEM. Além disso, os critérios de nota da bolsa de 100% são aplicáveis neste caso, ou seja, a média das notas deve ser acima de 450 e o estudante não poderá zerar a redação.

Para a comprovação de renda, o estudante que deseja a bolsa de 50% do PROUNI deverá comprovar que a renda familiar não supera três salários mínimos quando somada e dividida pelo número de pessoas da família. Assim como na bolsa de 100%, a renda deve ser comprovada.

Número de vagas

No segundo semestre de 2024 foram ofertadas um total de 243.850 bolsas, sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%) . Essas vagas são ofertadas em 901 faculdades privadas, abrangendo 367 cursos. Percebe-se, portanto, que o número de vagas é bastante elevado, com boas chances de se conseguir uma bolsa de estudo.

Como aumentar as chances de se conseguir uma bolsa em uma boa universidade

Como a nota do ENEM é utilizada na seleção do PROUNI, quanto melhor a nota, maiores são as chances de se conseguir uma vaga num bom curso e em uma universidade conceituada.

Assim, para aumentar suas chances, o primeiro passo é se preparar bem para o ENEM. Caso não tenha condições de pagar um cursinho, existem hoje muitos cursos preparatórios gratuitos e também cursos grátis online.

Dessa forma, caso seu sonho seja cursar um curso superior, mas não tem condições de pagar o PROUNI é uma boa oportunidade, basta atender aos requisitos e se preparar bem para o ENEM.

Advertisement
PUBLICIDADE

Rodrigo
Rodrigo

Trabalho na internet desde 2016 e informo sobre cursos gratuitos desde 2018. Tenho como objetivo sempre divulgar informações de qualidade que transformam positivamente a vida dos leitores.