Qual o melhor programa de bolsas?

Existem diversos programas de bolsas de estudo, que dão descontos de até 80% em cursos de graduação, pós-graduação e até cursos livres e técnicos. Como são vários programas de bolsas, a pergunta que fica é: qual é o melhor? Leia nossa análise abaixo e entenda.

Programas de bolsas de estudo dão descontos de até 80%

Existem diversas empresas que disponibilizam bolsas de estudo com descontos. Nós já falamos sobre quatro delas aqui: Quero Bolsa, Educa Mais Brasil, Neora e Amigo Edu.

Essas bolsas existem porque as instituições de ensino oferecem as vagas não preenchidas para empresas divulgarem com desconto. Para a instituição, é melhor preencher as vagas com desconto, mesmo que os descontos sejam muito altos, do que ficar com as vagas sobrando. Para as empresas é bom porque elas cobram uma taxa, que funciona como se o aluno estivesse “comprando” a bolsa. E para os alunos é bom porque eles podem estudar com desconto.

Veja também:

Como existem várias empresas, muitas vezes o aluno se confunde para escolher a melhor. Então vamos falar um pouco sobre cada uma das quatro que nós já analisamos:

Quero Bolsa

O Quero Bolsa é um dos maiores programas de bolsas do país e um dos mais conhecidos. É um dos maiores programas, contando com mais de mil instituições parceiras, dando descontos de até 75%.

Um dos destaques do Quero Bolsa é sua política de reembolso, garantindo o direito de arrependimento de 7 dias. Também possui um prazo de 3 meses caso o aluno tenha algum problema para efetuar sua matrícula na instituição. Além disso, possui uma nota muito boa no Reclame Aqui: 8.9.

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é o programa mais antigo, há mais de 19 anos no mercado. Suas bolsas de estudo vão até 70%. O grande diferencial fica por conta da quantidade de instituições pareceiras: mais de 30 mil.

Também possui uma boa reputação no Reclame Aqui, com nota de 8.6.

Neora

A Neora que oferece descontos de até 91%, o maior entre as quatro. Porém, possui menos instituições parceiras e é um programa menor que o Quero Bolsa e o Educa Mais Brasil.

Também não oferece seguro estudantil, como o Quero Bolsa e o Amigo Edu. Possui uma nota mais baixa no Reclame Aqui (7.4), mas também teve um volume menor de reclamações, tendo respondido as 98 reclamações que recebeu. Para efeito de comparação, a Quero Bolsa já teve mais de 5 mil reclamações e a Educa Mias Brasil, mais de 8 mil.

Amigo Edu

O Amigo Edu é a mais nova das plataformas, tendo sido criado em 2019. Possui bolsas de estudo de até 80% em mais de 300 instituições parceiras.

Como é uma empresa nova, tenta conquistar seu espaço no mercado com alguns diferenciais. Possui um cashback no valor da pré-matrícula, seguro estudantil, clube de benefícios, comissão por indicação e até um banco digital. Possui uma nota de 8.3 no Reclame Aqui, porém nos últimos 6 meses a nota está em 9.6, o que mostra uma melhora no atendimento.

Afinal, qual o melhor programa?

Todos os programas são confiáveis e realmente dão bolsas de estudo. Os maiores problemas ocorrem em caso de estorno, quando o aluno desiste ou tem algum problema para fazer a matrícula.

Para nós, o melhor programa é o Quero Bolsa, seguido de perto pelo Educa Mais Brasil, pelo Amigo Edu e por último, Neora. Isso não quer dizer que a Neora é ruim, pois todos os programas são confiáveis. Essa é uma classificação geral.

O melhor programa deve ser o melhor para VOCÊ

O mais importante não é qual é o melhor programa e sim qual é o melhor para você. Isso porque tudo vai depender do curso desejado e da instituição desejada. Não adianta nada um programa ser melhor que o outro se ele não possui o curso que você precisa.

Assim, o melhor é pesquisar em todas as plataformas e encontrar a que possui o maior desconto no curso e instituição desejados. Pesquise também sobre o curso, sobre a instituição e também fique atento ao seguinte: antes de efetuar qualquer pagamento, entre em contato com a instituição de ensino e se informe sobre os pré-requisitos e como é a matrícula. Isso ajuda a evitar transtornos e evitar ter que pedir o reembolso depois.