Senac possui programa de cursos gratuitos – Veja como se inscrever

O Senac é uma das instituições de ensino mais conhecidas e conceituadas do país. Seus cursos costumam ser pagos, mas através do Programa Senac de Gratuidade é possível estudar sem pagar no Senac. Então veja aqui quem tem direito e como se inscrever.

Sobre o Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma entidade privada com fins públicos, criada em 1946. Está presente em mais de 1800 municípios do país e se destaca ao oferecer cursos técnicos de excelente qualidade. Oferece também cursos de graduação e pós-graduação, porém o destaque realmente são os cursos técnicos.

Veja também:

Cursos gratuitos no Senac

Os cursos oferecidos pelo Senac costumam ser pagos, porém em 2008 foi criado o Programa Senac de Gratuidade (PSG) que oferece vagas gratuitas para alunos de baixa renda. Desde 2014 o Senac destina 66,67% da sua Receita Líquida de Contribuição no PSG.

Dessa forma, alunos de baixa renda podem estudar gratuitamente no Senac, adquirindo conhecimentos importantíssimos para ingressar no mercado de trabalho. O PSG é um programa que realmente fomenta a inclusão social e é uma excelente oportunidade para aqueles que não podem pagar fazer um curso de excelência e se qualificar.

Como a mão de obra qualificada ainda é muito demandada no país, fazer um curso técnico no Senac aumenta bastante as chances de se conseguir um bom emprego.  Tudo isso ilustra a importância do PSG, que de fato é um excelente programa de inclusão social e de ascensão dos mais pobres.

Quem tem direito aos cursos gratuitos

Como o PSG é um programa destinado à pessoas de baixa renda, tem direito a concorrer às vagas alunos em que a renda familiar per capta não ultrapassa dois salários mínimos. Para fazer esse cálculo, deve-se somar a renda seu grupo familiar do candidato e dividir pelo número de pessoas desse grupo familiar. Segundo a própria definição do Senac:

“Grupo familiar – corresponde ao próprio candidato e as pessoas que moram com ele, que usufruam da renda bruta familiar e tenham com o candidato algum grau de parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã), ou avô(ó).”

Assim caso esse cálculo seja inferior a dois salários mínimos, o candidato pode concorrer a uma vaga no PSG. Para facilitar o cálculo, existe uma calculadora no site do Senac MG.

Como se inscrever

Para se inscrever, o candidato deve primeiro ficar atento às vagas disponibilizadas em cada unidade. Como o Senac é dividido por estados, deve-se ficar atento às vagas disponibilizadas em cada estado. Em Minas Gerais, por exemplo, é possível consultar as vagas disponíveis pelo link: https://www.mg.senac.br/programasenacdegratuidade/vagas.aspx. Assim, verifique no site do Senac do seu estado. Uma forma fácil de encontrar o link é fazer uma pesquisa no Google: senac “sigla do meu estado” PSG. Como eu estou em MG, pesquiso “Senac MG PSG”.

As vagas são divulgadas com até no máximo 2 meses de antecedência. Como as aulas geralmente começam em fevereiro e em agosto, é interessante começar a pesquisar as vagas em dezembro e em junho. Porém, hoje, por exemplo, estamos em outubro e existem vagas disponíveis. A vantagem de pesquisar nos dois meses que antecedem o período letivo é que a quantidade de vagas tende a ser maior.

Após encontrar a sua vaga, o aluno deve realizar a matrícula, que pode ser presencial ou online. Assim é interessante entrar em contato com a unidade em que se deseja fazer a matrícula e se informar bem sobre todo o processo. Como o Senac está presente em mais de 1800 cidades, o processo pode realmente variar entre as unidades. Assim, após encontrar a vaga desejada e ter certeza que atende aos requisitos para ter acesso ao curso gratuitamente, o aluno deve entrar em contato com a unidade para se informar muito bem sobre a matrícula e o curso.

Para se inscrever também é apresentar documentos de identificação, como RG e CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade. Pode ser necessário comprovar também a renda familiar, para garantir que o aluno tem renda familiar inferior a dois salários. Geralmente as vagas são preenchidas por ordem de inscrição, assim ao encontrar uma vaga, é interessante fazer a inscrição rapidamente, para garantir sua vaga. Como as vagas são limitadas, quanto mais rápido o aluno realizar a matrícula, melhor.