Cursos de idiomas para criança: quando começar e como se inscrever

O mundo de hoje está cada vez mais conectado, e falar mais de um idioma é uma habilidade valiosa. Encorajar crianças a aprender um segundo idioma desde cedo pode trazer muitos benefícios. Neste artigo, exploraremos por que é importante que as crianças façam cursos de idiomas, a partir de qual idade elas podem começar e apresentaremos alguns cursos gratuitos online que podem ser uma opção acessível para o aprendizado de um novo idioma.

Qual a importância do curso de idioma para crianças?

Aprender um novo idioma não é apenas sobre se comunicar com pessoas de diferentes lugares do mundo: É também uma forma de estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças. 

Estudos mostram que aprender um segundo idioma pode melhorar a capacidade de resolver problemas, estimular a criatividade e aprimorar as habilidades de comunicação. 

Além disso, é uma maneira maravilhosa de introduzir as crianças a outras culturas e ampliar sua compreensão do mundo.

A Partir de Qual Idade as Crianças Podem Começar?

A idade certa para começar um curso de idiomas pode variar de acordo com a criança. Geralmente, a partir dos três anos, elas estão prontas para absorver novos conhecimentos e explorar sons e palavras de outros idiomas. 

No entanto, é importante observar o interesse da criança e se ela está pronta para participar de um curso estruturado. 

Às vezes, esperar até os cinco ou seis anos pode ser mais apropriado, dependendo do desenvolvimento individual da criança.

Entretanto, nunca é tarde demais para começar. As crianças mais velhas também se beneficiam, ampliando sua capacidade de comunicação e ampliando os horizontes.

Cursos Gratuitos Online de Idiomas para Crianças

Com os avanços da tecnologia, o acesso a cursos de idiomas gratuitos online se tornou mais fácil do que nunca: Muitas plataformas oferecem recursos interativos e divertidos que ajudam as crianças a aprender de maneira lúdica através de aplicativos, jogos educativos e vídeos disponíveis gratuitamente em vários idiomas. 

Essas ferramentas oferecem uma maneira acessível e conveniente para as crianças praticarem e aprimorarem suas habilidades linguísticas, mesmo sem a necessidade de investir em cursos formais. 

Algumas das plataformas disponíveis são:

Duolingo

Dentre as diversas plataformas disponíveis para o ensino de idiomas gratuitamente para crianças, o Duolingo se destaca por oferecer a possibilidade de estudo em mais de 40 idiomas, como o inglês, alemão e espanhol. 

Neste aplicativo, é possível participar de jogos, competições e treinar o vocabulário, interagindo e aprendendo o novo idioma, bem como melhorando o vocabulário. 

Para acessar o conteúdo é necessário criar uma conta pessoal, onde serão salvos os dados de desempenho e de login. Além disso, a plataforma também é um aplicativo e pode ser baixado no celular ou tablet. Este aplicativo pode ser utilizado em sua versão gratuita, mas algumas atividades podem ser pagas. 

Babbel

Outra ferramenta disponível é o Babbel, que foi projetada para ensinar crianças a aprender inglês, espanhol, francês e alemão através de jogos e atividades interativas. 

Apesar de possuir um período de testes gratuito, para continuar utilizando a plataforma deve ser pago uma taxa, a depender do plano escolhido. Para utilizar a plataforma é necessário realizar o download do aplicativo em seu celular ou tablet, além de criar uma conta pessoal

Memrise

Diferente das outras plataformas, o Memrise é falado e ensinado por nativos do idioma escolhido, o que torna mais fácil a comunicação. As aulas são oferecidas com base em situações cotidianas comuns e desafios em jogos que incentivam a prática do idioma. 

Para acessar o conteúdo é necessário criar uma conta pessoal. Também é possível acessar o conteúdo através do aplicativo no celular ou tablet. Assim como os outros aplicativos, algumas das atividades do Memrise podem ser pagas.

Call of English

O Call of English é um canal no YouTube em que as aulas são apresentadas no youtube pelo professor Fábio. Elas são divididas entre várias atividades, como refeições, dias da semana, números, etc. 

Uma grande vantagem do Call of English é estar numa plataforma acessível, podendo ser acessado a qualquer tempo sem qualquer tipo de cadastro. 

Nós também já falamos sobre cursos de inglês grátis e online e também sobre 5 aplicativos para se aprender inglês. Para acessar os conteúdos basta clicar nos links que você será direcionado para o artigo completo.

Conclusão

O ensino de idiomas para crianças pode ser uma oportunidade valiosa para o seu crescimento pessoal e intelectual. Além de promover a comunicação global, o aprendizado de um segundo idioma pode aprimorar suas habilidades cognitivas e estimular a curiosidade sobre diferentes culturas. 

Embora não haja uma idade específica para começar, é crucial observar o desenvolvimento individual da criança e seu interesse em aprender. Com a disponibilidade de cursos gratuitos online, os pais e responsáveis têm a oportunidade de introduzir seus filhos a um novo idioma de uma maneira acessível e divertida. 

Os aplicativos apresentados possuem diversas características que encorajam a criança a aprender o novo idioma. Entretanto, tais ferramentas não ficam restritas a crianças e podem ser utilizadas por quaisquer pessoas que possuam interesse em aprender uma nova forma de se comunicar. 

O curso de idioma para crianças, quando feito de maneira adequada e considerando as necessidades individuais, pode abrir um mundo de possibilidades para o futuro de seus filhos.

Rodrigo
Rodrigo

Trabalho na internet desde 2016 e informo sobre cursos gratuitos desde 2018. Tenho como objetivo sempre divulgar informações de qualidade que transformam positivamente a vida dos leitores.