A Câmara dos Deputados possui uma plataforma digital chamada ELEVE, com vários cursos gratuitos, para servidores da câmara e cidadãos comuns. Se interessou? Então fique conosco para aprender tudo sobre essa plataforma e como se cadastrar.
ELEVE: Cursos gratuitos da Câmara dos Deputados
A ELEVE é uma plataforma da Câmara dos Deputadas que disponibiliza cursos gratuitos para servidores da câmara, servidores públicos e também para cidadãos comuns. Os cursos podem ser feitos com tutores ou em auto aprendizado e também possuem um certificado de conclusão.
Os cursos sem tutores podem ser feitos a qualquer momento e estão disponibilizados para cadastro. Já os cursos com tutores são disponibilizados de acordo com um calendário e não são cursos gravados.
Uma observação: o site da ELEVE é consideravelmente lento, então é necessário alguma paciência para navegar na plataforma, se cadastrar e fazer os cursos.
Sobre os cursos
Os cursos tem como foco assuntos relacionados à área legislativa e são divididos de acordo com o perfil do internauta. São três perfis disponíveis: servidores da Câmara, servidores públicos e cidadãos. Todos os três perfis tem acesso a todos os cursos sem tutores, que no momento contam com treze cursos, sendo alguns deles:
- Administração do Tempo;
- Atendimento ao Público;
- Educação Financeira;
- Gestão de Projetos;
- Técnica Legislativa – Noções básicas.
Os servidores da Câmara tem acesso a todos os 11 cursos com tutores, além dos 13 cursos sem tutores. Desses onze, seis cursos são exclusivos para os servidores da Câmara:
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional Aplicado à Câmara dos Deputados;
- Elaboração Legística;
- Produção de Textos Aplicada à Câmara dos Deputados;
- Redação Oficial Aplicada à Câmara dos Deputados;
- Técnica Legislativa.
Já os demais servidores públicos tem acesso aos 13 cursos sem tutores e aos cinco cursos abaixo, que também estão disponíveis para os servidores da Câmara:
- Fundamentos de Direito Constitucional Aplicado à Câmara dos Deputados;
- Fundamentos de Processo Legislativo;
- Fundamentos de Técnica Legislativa;
- Licitação e Contratos;
- Tópicos Iniciais em Elaboração de Textos.
Já os cidadãos comuns possuem acesso somente aos 13 cursos sem tutores, não podendo fazer os cursos mais elaborados que tem como foco realmente os funcionários públicos.
As cargas horárias variam bastante, dependendo de cada curso. Existem cursos rápidos, com apenas 6 horas e outros com mais de 30 horas. Logicamente os cursos com professores são aqueles com cargas mais altas, tendo cursos de 60 horas, por exemplo. Lembrando que todos os cursos são totalmente gratuitos.
Como se Cadastrar
O processo de cadastro é um pouco diferente para cursos com ou sem professores. Para se cadastrar em cursos sem tutores, basta selecionar o curso desejado e depois clicar em “Matricule-se”. Lá, o aluno deverá se cadastrar ou, caso já possua um cadastro, fazer login na plataforma. Após isso, o acesso ao curso é liberado automaticamente.
Já para os cursos com tutores, o processo tem mais algumas etapas após o login. Basta seguir as instruções que irão aparecer; o processo pé bem intuitivo. Ao contrário dos cursos sem tutores, esses cursos possuem uma data de início das aulas e só ficarão disponíveis após o início dos cursos, de acordo com o calendário disponibilizado.
Os servidores públicos que não são da Câmara dos Deputados e que desejam matricular-se em cursos com tutores deverão comprovar o vínculo com o órgão em que trabalha após a matrícula. Lembrando que esse passo é somente para os servidores que não fazem parte da Câmara dos Deputados. Os funcionários da Câmara não precisam apresentar nenhum comprovante de vínculo.
Certificado
Todos os cursos possuem certificados gratuitos, que podem ser emitidos após a conclusão do curso. Para isso, é necessário ser aprovado no curso com no mínimo 70% da nota.
Caso deseje validar o certificado, o aluno pode acessar um link através do QR Code disponível no certificado. Após acessar o link, basta clicar em “Validar”.
Veja também:
- Curso de Redação para Advogados: Tudo o que você precisa saber
- Cursos de idiomas para criança: quando começar e como se inscrever
- Curso de educação financeira para jovens universitários
Conclusão
A plataforma ELEVE é uma boa forma de aprender gratuitamente sobre assuntos relacionados à legislação. Os funcionários da Câmara tem acesso a cursos melhores e mais completos, porém isso se justifica ao fato de os cursos serem mais úteis para esses servidores. Como os cursos estão relacionados à assuntos da Câmara dos Deputados, é natural que tenham mais utilidade para quem trabalha lá.
Um único ponto negativo fica por conta da lentidão do sistema. Infelizmente esse problema é relativamente comum em plataformas governamentais.